As pessoas e seus sonhos

         

           A busca pela realização de nossos sonhos muitas vezes é árdua. Até chegarmos ao nosso objetivo, não faltam pedrinhas em nosso caminho. Muitas delas são frutos de nossa própria mente. Pensado nisso, a FMP criou o Projeto Abraço – onde nós alunos temos as nossas angústias acolhidas. Com a palavra, a psicóloga Renata Dotta.

Como surgiu a idéia do Projeto Abraço?
           Fundado em maio de 2008, o Projeto Abraço é um programa de atenção, escuta e cuidado do bem-estar emocional e acadêmico aos alunos da FMP. Ele surgiu para dar conta das demandas atuais impostas ao adulto-jovem na nossa sociedade,  que no meu ponto de vista, vêm crescendo em número e complexidade. Refiro-me a dificuldade na escolha profissional enfrentada pelo jovem hoje, considerando a grande diversidade e opções, que não dificilmente lhes deixa sem saber que rumo tomar. Ainda percebo que preocupa muito os jovens, as novas exigências do mundo atual, em termos de competência e competitividade de uma inserção no mercado de trabalho. Todas estas questões vêm à tona desde o início até ao final do curso e se estende até primeiros anos da vida profissional.

Como está o andamento do projeto?
          A crescente demanda de atendimentos demonstra que estamos no caminho certo. Um espaço para escuta das questões dos estudantes que tanto envolvem questões acadêmicas específicas, quanto  profissionais ou pessoais vem refletindo em um melhor aproveitamento e bem-estar dos alunos, principalmente, na sua relação com a aprendizagem.

Conte alguma história envolvendo o Projeto Abraço?
O contexto hoje exige maior atenção aos alunos concurseiros, por conta do Concurso que se aproxima. Criamos a OFICINA F.O.C.O (flexibilidade.organização.calma.objetivo) de preparação para o Concurso. Ela irá se focar na preparação psicológica do aluno para o concurso. Na Escola circulam pessoas e seus sonhos, e talvez o grande sonho profissional da maioria dos alunos dos cursos preparatórios seja se tornar um Promotor de Justiça ou seguir alguma outra carreira pública. Muitos alunos depositam na Escola a expectativa e responsabilidade de tornarem seus sonhos reais, mas, para isso, sabemos, não há passe de mágica, é necessário muito auto-conhecimento, estudo, dedicação e treinamento.O objetivo da Escola é fornecer os subsídios de uma formação qualificada.

Que técnicas são utilizadas?
          A técnica é aquela mais adequada à demanda do aluno,  pode ser individual, pode ser em grupo, pode até ser uma palestra informativa, uma oficina. O mais importante é poder ouvir o que a pessoa tem a nos dizer, com respeito as suas questões, privacidade e sigilo.

Quais suas expectativas em relação ao projeto?
         Minhas expectativas são as melhores possíveis, mas proporia uma inversão na pergunta:  Quais são as suas expectativas com relação ao Projeto Abraço? Se quiser, responda ou tire suas dúvidas pelo e-mail: abraco@fmp.com.br.

2 Responses to As pessoas e seus sonhos

  1. Roberto Reis disse:

    Prezada Dra. Renata Dotta.
    Sou advogado e no momento estou cursando o Regular da Verbo Jurídico. Estou me preparando para concursos, mas tenho muitas dúvidas no tocante a qual carreira jurídica seguir (magistratura, promotoria, advocacia pública) e fiquei interessado no trabalho deste projeto, pois procuro um(a) psicólogo(a) que tenha conhecimento também sobre os meandros do mundo jurídico e dos concursos. Assim sendo, tenho algumas perguntas a fazer: 1) Somente alunos matriculados no FMP podem receber esta orientação?2) Vc atende em consultas particulares? Desculpe a extensão do presente e-mail, mas é que necessito ter uma orientação de um profissional, pois não estou conseguindo direcionar os meus estudos, em face das dúvidas que tenho. Att. Roberto Reis.

  2. Laelton Mendonça disse:

    Prezada Dra. Renata Dotta
    Sou acadêmico de DIREITO, e ja tenho planos para minha aréa jurídica, como eu não sei, quando eu tambem não sei, mais tenho a esperança que um dia estarei la, ja começei a estudar desde o periodo da FACULDADE, mais as vezes tenho medo, ou seja, bate uma forte emoção em meu espirito, isso faz com que eu estudo mais aidna, minha meta de plano de ensino é de 12 horas por dia, alem da faculdade, estou sempre atento com os editais que sempre vem saindo, minha vida nese mundo esta dedicada a carreira do Ministério Publico Estadual, eu sei que ninguem pode me ajudar, ou seja, só a força do espirito, pois sofro muito com isso, hj eu vivo pra estudar mais, abanonei tudo (familía, namorada, esporte, etc) só busco força na igreja onde deus ira me conforta, pois esta sendo dificil pra mim essa escolha, estou sofrendo muito, eu agradeço a oportunidade e espero ter uma resposta.

Deixe um comentário