Comece 2009 com um novo método de estudo

Até um concurseiro merece férias para aproveitar as festas de fim de ano. Sendo assim, este blog entra em recesso até o dia 05 de janeiro. Contudo, deixo vocês com preciosas dicas de Renata Dotta – psicóloga da Oficina F.O.C.O de Preparação para Concurso – FMP. Elas são ótimas para começar 2009 com um novo método de estudo.

Número ideal de horas de estudo
É o maior número de horas que puder estudar, conservando a qualidade de vida e do estudo. Na divisão dos horários combine FLEXIBILIDADE com RESPONSABILIDADE – somente desta forma ninguém vai sair perdendo.

Qualidade do estudo
Depende de variados fatores como a concentração, o método e o ambiente de estudo. À medida que a qualidade melhora – a produtividade aumenta e o seu tempo rende muito mais. “Mergulhe” no que você está lendo, desligue de outros assuntos e do tempo material. Não devaneie, não fique olhando para o relógio, afaste qualquer coisa ou pensamento que o ligue a outros assuntos.

Obstáculos
Se no horário de estudo:

1) Estiver com sono: durma um pouco, depois, mais recuperado e disposto volte e estude. Vale mais uma hora de estudo de qualidade do que duas horas sem qualidade.

2) For o aniversário de sua mãe, largue o livro, depois compense estas horas em algum outro momento reservado para o lazer.

Intervalos
Estabeleça para cada uma hora, uma hora e meia ou duas horas de estudo uma pausa de 10 a 15 minutos de relaxamento – para tomar um café, estender o corpo. Essas pausas só auxiliam e fazem o rendimento subir. Quando recomeçar reveja rapidamente os tópicos já estudados, para melhor memorizar e fixar o aprendizado.

Organização
A organização – que começa com a definição de horários definidos para o estudo e outros para o lazer; e com a eleição de uma estratégia de estudo – elimina a tensão, o estresse e aumenta a concentração.

Pratique
A prática permite fixar os conhecimentos de forma permanente. Pergunte e procure as respostas. Faça questões de prova.

Atenção
O cérebro fica atento a partir de um estímulo anterior – a importância, o interesse, o despertar do desejo (se dou importância, logo ficarei atento). Caso contrário, teremos um sub aproveitamento do potencial cerebral. Aprenda a gostar do que está fazendo, assim seu rendimento aumentará. Ao invés de pensar: Não gosto, mas vou estudar. Pense: Vou estudar porque gosto”.

Tempo X Quantidade de Conteúdos

1) Divida o tempo de estudo de acordo com a importância das disciplinas na prova.

2) Privilegie as matérias com maior peso ou onde você ainda encontra maior dificuldade. 

3) Reserve tempo suficiente para a disciplina de Português.

Na sala de aula
Na hora da aula, preste atenção: não converse ou namore, não devaneie. Pergunte ao professor o conteúdo a ser trabalhado na próxima aula e estude-o previamente. Esta revisão preliminar na matéria servirá para preparar o terreno e absorver melhor o ensino em sala de aula. Essa preparação anterior melhora bastante a qualidade das anotações em aula, que serão mais claras, mais organizadas, uma vez que você já terá uma visão geral do assunto, conhecendo desde logo a idéia central do tema e estando mais pronto para o seu detalhamento e fixação.

Técnica
Importante: o mais importante é o seu modo de aprender e o seu resultado. Técnicas novas devem ser TESTADAS, se funcionarem, ÓTIMO. Selecione o que vale a pena fazer e o que não vale a pena.

Resumos
Ao estudar faça resumos, sublinhe, faça esquemas, gráficos, fluxogramas. Periodicamente, ao estudar a matéria, releia os resumos que tiver preparado daquela disciplina.

Estudo
Ao estudar um assunto, procure ler mais do que as anotações de sala de aula. Use apostilas para dar uma olhada geral, depois leia os livros e, no final, para fixar melhor, releia a apostila. Se possível leia mais do que apostilas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: